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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem dançou no FIM? - Quem foi Demitido?

Super Sincero e a Ética Profissional

Ética e Moral - Qual a diferença?



DEFININDO ÉTICA:
Para melhor se interpretar o significado da palavra “Ética” deve-se observar em primeiro lugar sua origem grega da palavra “ethos” que significa modo de ser. Ética, segundo Motta (1984) é um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, diante desta afirmação compreendemos que “Ética” é a forma de comportamento que um indivíduo deve realizar para atender ao equilíbrio do meio social em que ele interage. “ética”, é aplicada a todos indistintamente a um tipo cultura e grupo específico, é geral e regulamenta de forma indireta a sociedade.
ÉTICA E MORAL:
Para melhor compreender o que é “Ética”, realizar uma comparação é muito necessária. Diferenciar “Ética” de “Moral”. Diferente da palavra “Ética”, a “Moral” tem sua origem do latim, “mores”, que significa costumes. Moral é um conjunto de normas que atuam sobre o comportamento do homem em sociedade, adquiridas pela tradição e cultura, desenvolvida no cotidiano de uma sociedade específica. Durkheim define ”Moral” como à “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria criação das cidades, das sociedades, existente ainda quando o ser humano era nômade, essencial para a manutenção direta de grupos distintos e específicos.
A Ética segundo Sócrates, investiga e explica as normas morais, levam o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

Ética e Moral - Qual a diferença?


domingo, 31 de julho de 2011

INTRODUÇÃO A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS CHIAVENATO, Idalberto.


INTRODUÇÃO A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
CHIAVENATO, Idalberto.

Introdução à moderna gestão de pessoas. O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. 3.25 p “As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas.” O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na 
atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva. 

Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são vistas como parceiros. As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham. A ARH deve contribuir para eficácia das organizações, conhecendo seu ramo de negócio, para ajudá-la a cumprir suas metas, proporcionando competitividade à organização, valorizando as habilidades de seus colaboradores, incentivando-os as terem compromisso e respeito com a organização, e também de forma contrária, dando a seus colaboradores em troca, visto que essa parceria funciona com trocas, as pessoas precisam devem perceber que estão sendo valorizadas. As mudanças não devem ser impostas, mais trabalhadas, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma. 
O processo de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, tais como: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo. Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho.Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais;Desenvolver pessoas – Treinamentos Manter pessoas – dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas.

Esses processos são dependentes um do outro, e devem ser geridos de forma a se complementarem. A ênfase hoje está em praticas de organização onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos:Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe. O conhecimento e o potencial humano serão a grande arma para se manter no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiro tem mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

Fonte: Escrito por Cláudia Cristina A S. http://www.sosestudante.com/administracao/introducao-a-moderna-gestao-de-pessoas.html

FOTOS DOS ALUNOS ICE 2011